Livro de Cantares de Salomão
Resumo do Livro de Cantares de Salomão
Este resumo do livro de Cantares de Salomão fornece informações sobre o título, autor (es), data da escrita, cronologia, tema, a teologia, esboço, uma breve descrição, e os capítulos do livro de Cantares de Salomão.
Título
O título do texto hebraico é "Canção de Salomão dos Cânticos", que significa uma canção, por, ou cerca de Salomão. A frase "Cântico dos Cânticos" significa o maior de músicas (cf. Dt 10:17 , "Deus dos deuses e Senhor dos senhores"; 1 Timóteo 6:15 , "Rei dos reis").
Autor e Data
Versículo 1 parece atribuir a autoria a Salomão (veja a nota sobre 1:01 , mas ver também Título acima). Solomon é referidas sete vezes ( 1:1,5 ; 3:7,9,11 ; 8:11-12 ), e vários versículos falam do "rei" ( 1:4,12 ; 07:05 ), mas se ele foi o autor continua a ser uma questão em aberto.
Até à data da Canção no século X aC, durante o reinado de Salomão não é impossível. Na verdade, a menção de Tirza e Jerusalém em uma respiração ( 06:04 ; veja nota lá) tem sido usada para provar uma data anterior ao rei Omri (885-874 aC; ver 1Rs 16:23-24 ), embora a razão para mencionar Tirza não é clara. Por outro lado, muitos têm apelado para a linguagem da música como prova de uma data muito posterior, mas em evidências apresentar os dados linguísticos são ambíguos.
Consistência da linguagem, estilo, tom de perspectiva, e refrões recorrentes parece argumentar a favor de um único autor. No entanto, muitos que duvidavam que a canção veio de uma caneta, ou mesmo de um tempo ou lugar, explicar essa consistência, atribuindo todas as músicas de peças de uma única tradição literária, desde Perto tradições orientais eram muito cuidado para manter a uniformidade estilística.
Interpretação
Para encontrar a chave para desbloquear a canção, os intérpretes têm olhado para a sabedoria profética e apocalíptica passagens das Escrituras, bem como a egípcia ea babilônica canções de amor, canções tradicionais de casamento semita e músicas relacionadas a religiões de fertilidade antiga Mesopotâmia. Os paralelos mais próximos parecem ser aqueles encontrados em Provérbios (ver Pr 5:15-20 ; 6:24-29 ; 7:6-23 ). A descrição do amor em 8:6-7 (cf. as descrições da sabedoria encontrado em Pr 09/01 e Job 28 ) parece confirmar que a canção pertence à literatura sapiencial bíblica e que é a descrição da sabedoria de um relacionamento amoroso. A Bíblia fala de ambos, sabedoria e amor como dons de Deus, para ser recebido com gratidão e celebração.
Esta compreensão da Canção contrasta com a visão de longa data que a canção é uma alegoria da relação de amor entre Deus e Israel, ou entre Cristo ea igreja, ou entre Cristo ea alma (as aspas em nenhuma parte do NT ou mesmo alude a a Canção). Também é distinta de interpretações mais modernas da música, como a que vê-lo como um drama poético comemorando o triunfo do amor de uma donzela pura, espontânea para seu amante pastor rústico ao longo dos agrados corte de Salomão, que procurou ganhar o seu para seu harém real.Pelo contrário, ela vê a música como uma cadeia ligada de letras que representam o amor em todas as suas espontaneidade, força, beleza e exclusividade - com experiência em seus momentos variados de separação e intimidade, a angústia eo êxtase, tensão e contentamento. As ações da música com a poesia de amor de muitas culturas seu uso extensivo de imagens altamente sensual e sugestiva tiradas da natureza.
Tema e Teologia
Em humanos antigos tudo o que Israel veio a expressão em palavras: reverência, gratidão, raiva, sofrimento, tristeza, confiança, amizade, compromisso, arrependimento lealdade, sabedoria, esperança, a indignação moral,. Na canção, é o amor que encontra palavras - palavras inspiradas que revelam o seu charme requintado e beleza como um dos mais escolhidos dons de Deus. A voz do amor na canção, como o de sabedoria em Pr 08:01 - 09:12 , é uma voz de mulher, sugerindo que o amor e os homens tirar sabedoria poderosamente com a sutileza eo mistério da sedução de uma mulher.
Esta voz feminina fala profundamente de amor. Ela retrata a sua beleza e delícias. Ela afirma sua exclusividade ("O meu amado é meu e eu sou dele", 2:16 ) e insiste na necessidade de sua pura espontaneidade ("Não despertar ou despertar o amor até que ele assim o desejar", 2:07 ). Ela também proclama o seu poder avassalador - que rivaliza com a do temível inimigo, morte; queima com a intensidade de um fogo ardente, é insaciável mesmo pelo profundezas do oceano ( 08:06-7a ). Ela afirma a sua preciosidade: Tudo o que possui não pode comprá-lo, nem (alternativamente) deveria ser trocado por ele ( 8:07 b ). Ela sugere, sem dizer de forma tão explícita (veja a nota último texto NVI em 08:06 ), que é dom do Senhor.
Esta voz feminina fala profundamente de amor. Ela retrata a sua beleza e delícias. Ela afirma sua exclusividade ("O meu amado é meu e eu sou dele", 2:16 ) e insiste na necessidade de sua pura espontaneidade ("Não despertar ou despertar o amor até que ele assim o desejar", 2:07 ). Ela também proclama o seu poder avassalador - que rivaliza com a do temível inimigo, morte; queima com a intensidade de um fogo ardente, é insaciável mesmo pelo profundezas do oceano ( 08:06-7a ). Ela afirma a sua preciosidade: Tudo o que possui não pode comprá-lo, nem (alternativamente) deveria ser trocado por ele ( 8:07 b ). Ela sugere, sem dizer de forma tão explícita (veja a nota último texto NVI em 08:06 ), que é dom do Senhor.
Deus quer que esse amor - grosseiramente distorcido e abusada por pessoas antigas e modernas - ser uma parte normal da vida conjugal em sua boa criação (veja Gênesis 1:26-31 ;02:24 ). De fato, no Cântico o israelita fiel possível verificar como viver amorosamente dentro do arranjo teocrático. Amor conjugal como foi concebido pelo Criador-Rei para chegar a expressão natural dentro de seu reino.
Características literárias
Ninguém que lê as músicas com cuidado pode questionar a arte do poeta. A delicadeza sutil com a qual ele evoca a consciência sensual intensa excitação, evitando bruto é uma das marcas principais de sua realização. Isto ele realiza em grande parte por engano, por analogia e por trazer para primeiro plano a sensual no mundo da natureza (ou em alimentos, bebidas, cosméticos e jóias). Para comparar prazer de um amante de sua amada para uma gazela "navegar entre os lírios" ( 2:16 ), ou os seios de "filhotes gêmeos de uma gazela que navegam por entre os lírios" ( 4:05 ), ou o amado se a um jardim repleto de frutos escolha convidando o amante a festa ( 4:12-16 ) - estes combinam arte requintada e fina sensibilidade.
Se a música tem a unidade de uma única linha dramática que liga todas as subunidades em uma história contínua é uma questão de debate em curso entre os intérpretes. Há parecem ser conectado cenas na relação de amor (ver Esboço).
Praticamente todos concordam que o clímax literário da Canção é encontrado em 8:6-7 , onde o poder insuperável e valor do amor - o amor que atrai o homem ea mulher juntos - finalmente estão expressamente afirmado. Relaxamento literária segue o intenseness dessa declaração. A expressão final do desejo mútuo entre os amantes traz a música para um fim, sugerindo que o amor continua. Este último segmento ( 8:8-14 ) é de certa forma também um retorno ao início, como referências ao amado irmãos, a sua vinha e de Salomão (o rei) link 8:8-12 com 1:2-6 .Nesta canção de amor a voz do amado é dominante. É a sua experiência do amor, tanto como aquele que ama e como aquele que é amado, que é mais claramente expressa. A música começa com seu desejo de beijar a amante e termina com o convite urgente a ele para a intimidade do amor.
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