Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

Menos 1/3 dos membros em 30 anos

Menos 1/3 dos membros em 30 anosAté 2040, a Igreja Evangélica da Alemanha (EKD, a sigla em alemão) deverá perder um terço dos seus atuais 24,2 milhões de membros.
A previsão, com base em dados estatísticos, é do secretário de finanças da igreja, Thomas Begrich, em entrevista ao Serviço de Imprensa Evangélica (EPD).
A Alemanha tem uma das menores taxas de natalidade do mundo, lembrou Begrich. Assim, o déficit de nascimentos tem reflexos nas estatísticas da igreja.
A saída voluntária de membros da igreja caiu pela metade nos últimos anos, em comparação à década de 90 do século passado. Ainda assim, a EKD registra uma diminuição de 150 mil pessoas por ano. “Aqui conseguimos fazer alguma coisa”, afirmou, reportando-se às quedas de evasão.
Já na Noruega, a frequência de fiéis nas celebrações da Igreja Luterana, que vem a ser a religião do Estado, é a mesma de 2000: uma vez ao ano.
Mas a Igreja Luterana da Noruega não quer se transformar numa “igreja meramente cerimonial”, disse Laila, Riksaasen Dahl, da igreja de Tunsberg, admitindo, contudo, que cresce o número de frequentadores ocasionais e diminui o número de frequentadores regulares.
Denominação oficial, o luteranismo vem perdendo fiéis na Noruega. Dos cinco milhões de noruegueses, 78% estavam vinculados à igreja no ano passado, contra 86,3% em 2000. Também a estatística de batizados experimentou queda no período, de 81,4% para 66,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário