Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012

   Salomão - sábio ou tolo?
        Que qualidades deve ter um rei?

Salomão, reinando longa e filho astuto do rei Davi e de Bate-Seba, conhecido por sua sabedoria e seu amor das mulheres - e também para sua diplomacia inteligente 
David, seu pai, que uniu as tribos de Israel em uma só nação 
Bate-Seba, uma mulher extraordinária jebuseu, que se tornou mãe do rei Salomão 
Rainha de Sabá, governante de um reino exóticoexpandir ao longo das rotas de especiarias e incenso passando por Israel 
Veja a história abaixo

A luta pela coroa
Painel de ouro do caixão de Tutancâmon, mostrando valores semelhantes aos querubins no Templo de Salomão em Jerusalém
Painel de ouro do caixão de Tutancâmon, mostrando valores semelhantes aos querubins 
no Templo de Salomão em Jerusalém
Sabemos muito mais sobre Salomão do que sobre os outros reis de Israel e Judá por duas razões:
  • ele tomou o trono pela força das armas, e então se esforçou para justificar isso para as gerações posteriores
  • ele foi o único rei, depois de seu pai David, que era astuto e inteligente o suficiente para manter as doze tribos de Israel, em uma nação.
Salomão era filho do rei Davi , nasceu para um plebeu que foi seduzido por David - David adoptou a abordagem "Eu vim, eu vi, eu conquistei" a mãe de Salomão Bate-Seba , embora ela foi casada com um de seus soldados mais importantes no o tempo.
Ou talvez ela o seduziu? O texto parece sugerir que ambos eram os culpados.
Bate-Seba? Na verdade, Claudette Colbert em um banho de leiteSalomão pode ou não pode ter tido um irmão mais velho - sempre houve rumores sobre a sua legitimidade, ea história de um irmão mais velho que morreu como uma criança pode ter sido uma tentativa de scotch este rumor.
A prática da primogenitura, onde o filho mais velho automaticamente ganhou o trono após a morte do rei, não foi firmemente estabelecida, e Salomão cresceu em um tribunal altamente competitivo. Cada mulher disputavam para ter seu filho ganhar precedência sobre os outros filhos do rei. Vários filhos mais velhos do que Salomão já haviam morrido em circunstâncias violentas pelo tempo que ele atingiu a adolescência - Absalão, Amnon - mas a maioria das pessoas espera Adonias, o filho mais velho demais, para suceder David.
O bloco de poder por trás de Salomão tinha outras idéias. Liderados por Bate-Seba e Nathan, eles ganharam o apoio de seções do sacerdócio e, mais importante, tropas mercenárias do rei Davi.
Antigo governante do Oriente Médio em seu trono
Seção de um painel de marfim esculpido mostrando um antigo governante do Oriente Médio em seu trono
Quando David envelheceu e perdeu a sua autoridade, e Adonias tentou tomar o trono, apoiadores políticos de Salomão fez um contra-ataque.
Primeiro eles colocaram sobre o trono de Salomão, e então eles executados Adonias sob a acusação patentemente falsas-up. 
Para saber mais sobre esta história, vejaBíblia Mulheres: Bate-Seba
A oração de Salomão para a sabedoria
Durante os primeiros anos do seu reinado, o aperto de Salomão sobre o poder não era forte. Felizmente, ele era um homem excepcionalmente esperto jovem, com uma mãe extremamente perspicaz para guiá-lo, e ele tomou medidas para consolidar seu poder.
Ele começou a desenvolver uma mitologia em torno de seu relacionamento com Deus.Um exemplo disso é a história do sonho que teve, onde Deus lhe apareceu e lhe perguntou o que ele queria. Em vez de riqueza ou poder, Salomão pediu "um entendimento mente para governar o seu povo, capaz de discernir entre o bem eo mal '.
Deus estava satisfeito com a resposta de Salomão, e prometeu-lhe não só a sabedoria como ele tinha pedido, mas a vida longa, riquezas e honra.
Julgamento de Salomão
Julgamento de Salomão, Giuseppe Cades, 1750
Salomão também cultivou a idéia de que ele era excepcionalmente inteligente.
Imediatamente após o relato do sonho é a história de seu julgamento sobre o famoso duas prostitutas que vieram até ele pedindo uma decisão sobre a disputa.
Cada um deles tinha nascido um bebê, mas um dos bebês tinha morrido. A mulher que teve o bebê morto alegou a outra mulher havia roubado seu filho vivo e substituiu a um morto. A outra mulher negou esta afirmação, alegando que a criança viva como ela própria.Ambos presos aos seus respectivos história, e pediu que Salomão decidir quem deve ter a criança viva.
Salomão respondeu pedindo uma espada, então ele fez como se quisesse cortar a criança que vive em dois. Cada mulher, segundo ele, poderia ter uma criança meia cada.A mulher que era a verdadeira mãe tinha pavor de que seu filho seria morto, e se ofereceu para entregá-la aos outros. A outra mulher manteve-se firme, «É meu, nem teu; dividi-lo."Salomão disse ao tribunal para dar ao bebê vivo à primeira mulher - ela era, obviamente, a mãe da criança. Os comentários da Bíblia que "todo o Israel se situava no temor do rei, porque viram a sabedoria de Deus nele".
A rainha de Sabá
A população de Israel quase dobrou desde o período do rei Saul e Israel estava agora no mainstream de quase-leste do comércio e diplomacia. A história da visita da rainha de Sabá é feito para ilustrar isso. Ela reflete a relação comercial entre Israel Salomão e sul-oeste da Arábia.
A Visita da Rainha de Sabá ao rei Salomão, por Sir Edward John Poynter
Súditos da rainha havia estabelecido um reino em expansão ao longo das rotas de especiarias e incenso de liderança através de Israel para a Mesopotâmia - e, claro, peças Solomon controlada dessas rotas. Infelizmente, a reunião muito famoso entre a Rainha eo Rei voluptuosa famoso por sua sabedoria era essencialmente uma conferência de negócios romantizada pelos escritores bíblicos.
Construção do Templo e do Palácio
Talvez a mais famosa realização de Salomão foi a construção do Templo em Jerusalém.A plataforma massiva em que foi construído ainda sobrevive.
O Templo de Dendur; Templo de Salomão pode ter tido um desenho semelhante
O Templo de Dendur; 
Templo de Salomão pode ter tido um desenho semelhante
Este Templo, que era parte de um complexo imponente palácio, é descrito em detalhes na Bíblia. Foi um impressionante edifício, inspirado no santuário de Shiloh e construído por fenícios - Hiram de Tiro, enviou cedro e abeto de madeira, bem como arquitetos, supervisores e equipes de trabalho, em troca de trigo e azeite. 
Para mais informações sobre o Templo, ver Jerusalém de Salomão
Esta influência estrangeira também foi evidente na adoração no santuário de Jerusalém.Solomon, que foi, provavelmente, apenas a metade-israelita, inclinou-se para uma fusão de práticas israelitas e cananeus. Certamente ele adorou Jahweh, mas ele também orou para cananeus e divindades estrangeiras também: Astarote de Sidom, Camos dos moabitas, Moloch dos amonitas.
A Bíblia atribui mulheres estrangeiras de Salomão e concubinas para isso, mas é provável que seja mais verdadeiro dizer que Salomão teve como objetivo construir pontes entre o seu cananeus e súbditos israelitas como uma forma de unificar a sua nação. Afinal, ele governou uma nação de mestiços e religião, e uma grande parte da "sabedoria" de Salomão pode ter sido a sua capacidade de manipular esses grupos concorrentes.
Anos de declínio de Salomão
Na última parte do seu reinado, essa capacidade parece ter abandonado. A relação com o vizinho Israel azedou Edom, ea guerra começou a drenar os recursos do reino. Salomão tinha tributados ricos e pobres com o maior entusiasmo desinteressado tanto quanto qualquer governo moderno, mas agora o worm começou a virar.
Em casa, os sacerdotes de Javé tornou-se cada vez mais hostil, ao verem o seu próprio poder corroída. Eles procuraram um rei alternativas e encontrou-o em Jeroboão, que posteriormente liderou uma rebelião contra Salomão. A rebelião foi esmagada e Jeroboão fugiu para o Egito, mas seria incendiar-se novamente mais tarde, deslocando Roboão, filho de Salomão, que não tinha a capacidade de seu pai.
Com a morte de Salomão, o reino estava pronta para mudar - e mudar é o que tem. O Reino Unido de Salomão se separaram quando ele morreu. Não por mil anos seria voltar a ser unificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário