Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Quinta-feira, Dezembro 09, 2010

Templo de Salomão.

       O templo de Salomão, foi o primeiro Templo de Jerusalém, construído no século XI a.C, e funcionou como um local de culto religioso judaico central para a adoração a Javé, Deus de Israel, e onde se ofereciam os sacrifícios conhecidos como Kornanot.

       Foi no monte Moriah ou Moriá, que veio a ser construído o templo.(2 Samuel 24:24, 25; 1 Crónicas 21:24, 25). O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitectónico transmitido por Davi, seu pai. O trabalho prosseguiu por sete anos. (1 Reis 6:37, 38). O templo tinha uma planta muito similar à tenda ou tabernáculo que anteriormente servia de centro da adoração ao Deus de Israel. A diferença residia nas dimensões internas do Santo e do Santo dos Santos ou Santíssimo, sendo maiores do que as do tabernáculo. O Santo tinha 60 Côvados (27 m) de comprimento, 20 côvados (8,9 m) de largura e, evidentemente, 30 côvados (13,4 m) de altura. (1 Reis 6:2) O Santo dos Santos era um cubo de 20 côvados de lado. (1 Reis 6:20; 2 Crónicas 3:8). Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipestre  e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o tecto eram inteiramente revestidos de ouro. (1 Reis 6:15, 18, 21, 22, 29) Após a construção do magnífico templo, a Arca da Aliança  foi depositada no Santo dos Santos, a sala mais reservada do edifício. 

         Foi pilhado várias vezes. Seria totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilônia, em 586 a.C, após dois anos de cerco a Jerusalém. Os seus tesouros foram levados para Babilônia e tinha assim início o período que se convencionou chamar de Exilo Babilõnico. Décadas mais tarde, em 516 a.C, após o regresso de mais de 40.000 judeus da Captividade Babilônica foi iniciada a construção no mesmo local do Segundo Templo, o qual foi destruído por Antíoco Epifanes, imperador assírio. Em 4 d.C. o rei Herodes, o grande, querendo agradar os judeus reconstruiu o templo que foi mais portentoso que os dois primeiros, este tambem foi destruído pelo general Tito em 70 d.C, pelos romanos, no seguimento da Grande Revolta Judaica. Hoje o que resta, erguido, do Templo de Herodes é o Muro das Lamentações, usado por judeus ortodoxos como lugar de oração. 

          Hoje em 2010 d.C começa  a quarta construção do Templo de Salomão, essa diferente das anteriores, não será construida na Terra Santa em Israel. A quarta construção do Templo será realizada no Brasil mas precisamente em São Paulo na Bairro do Brás.Construção totalmente financiada pela Igreja Universal do Reino de Deus.  O novo templo terá 12 andares, 2 subsolos e capacidade para 10 mil pessoas sentadas. Ocupará uma área de 23.194 metros quadrados e está orçada em R$ 200 milhões. Terá 126 metros de comprimento e 104 metros de largura e vai "superar o maior templo da Igreja Católica" de São Paulo, a Catedral da Sé. O prédio da Universal terá 55 metros de altura.  O complexo contará com 36 escolas bíblicas com capacidade para 1,3 mil crianças, lojas, estúdios de rádios e televisão, um auditório para 500 pessoas, além de um amplo estacionamento para mais de 1,5 mil veículos. Segundo o projeto, serão utilizados materiais reciclados e regionais de alta tecnologia para proporcionar o uso racional de energia elétrica, além da reutilização de água. 

Assitam ao vídeo documentário  do Templo de Salomão no Brasil

Um comentário:

  1. O SEU BLOG E MARAVILHOSO COMO O TEMPLO DE SALOMAO O SEU BLOG FAZ A GENTE ANDAR NAS TERRAS SANTAS SEM SAIR DO LUGAR.

    ResponderExcluir